quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dia Mundial das Comunicações Sociais

Dia 20 de maio celebramos o 46 dia Mundial das Comunicações Sociais. O Papa Bento XVI, depois de mensagens em três anos consecutivos, que versaram na temática da imersão nas mídias sociais – em 2009 convidou os jovens a povoarem o ‘continente digital’; em 2010 disse aos padres que as redes sociais são lugares de anúncio da Palavra; em 2011 convidou a todos para a autenticidade de vida com o tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” – neste ano, olhando para o grande tema da evangelização, o papa Bento XVI enviou sua mensagem com o tema: “Silêncio e Palavra, caminho de Evangelização”.
O Papa afirma que “o silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo”. Bento XVI chama a atenção para a importância do silêncio para que o ser humano se conheça, elabore o que vai dizer e faça o exercício da escuta de si, do outro, das situações. Em meio a tanta agitação, a tantos apelos, importa abrir um espaço de “escuta recíproca” para que as relações se tornem mais humanas.
Para Bento XVI, silêncio e Palavra não se excluem. Pelo contrário, se integram reciprocamente e estabelecem equilíbrio. O silêncio remete à escuta recíproca, à sensibilidade com o outro, numa sociedade saturada de informações e com pouca comunicação profunda.
Silêncio e Palavra são elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um vibrante anúncio de Jesus Cristo, no mundo contemporâneo.
Educar-se para a comunicação, diz o papa, é aprender a escutar, a contemplar, para além de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário