quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Encontro da Campanha da Fraternidade em Boa Ventura de São Roque



No sábado dia quinze de novembro de dois mil e doze, estiveram reunidos na Paróquia São Roque, de Boa Aventura de São Roque, quarenta jovens, para refletir sobre a Campanha da Fraternidade de dois mil e treze. Com início as 8:30 da manhã e terminou as 17h. Ao iniciar foi proposto eles aprenderem e  conhecerem o hino da campanha, animados e soltando a voz, cantaram e vivenciaram o momento de espiritualidade para dar inicio a ao encontro. O encontro foi trabalhado da seguinte forma, o Pe. Felipe, comentou sobre o que é a CF(Campanha da Fraternidade) e quais os objetivos, dando continuidade falou sobre o primeiro tema o qual foi Fraternidade e Juventude, o qual os grupos após o intervalo discutiram nos grupos, e depois partilharam no grande grupo. Em seguida a Bárbara falou sobre o segundo tema os Jovens na Sagrada Escritura, ao concluir, fizemos uma parada para o almoço, retornado na parte da tarde, com um breve comentário da Bárbara, para retomar seu tema, em seguida a Letícia deu continuidade falando sobre o terceiro tema Indicações para as ações transformadoras, a qual deu o encaminhamento, para fazerem trabalho em grupos e discutirem sobre as perguntas relacionadas a segunda e terceira parte do encontro. 
Ao retornarem após um breve intervalo, os grupos, colocaram suas opiniões e visão em relação as perguntas colocadas, foi possível perceber que a juventude tem sede de ir muito além. Dando continuidade o Pe. Felipe, passou atividades desenvolvidas pelo Setor da Juventude em dois mil e doze e os avisos sobre as atividades previstas para o ano de dois mil e treze. Para concluir, Andresa comentou um pouco sobre o que é quaresma, qual seu significando, sua importância, e o que é o gesto concreto que acontece, todos os anos na Campanha da Fraternidade. Ajudando o jovem a refletir, sobre a quaresma foi encerrado com um momento de espiritualidade na Igreja, no qual foi celebrado e refletido para a quaresma.
 Ao ver cada jovem presente e os responsáveis pela organização do encontro, podemos perceber que deixamos o gostinho de querer mais e de fazer a diferença de acreditar na juventude que está lá presente em suas comunidades. Muitas foram às perguntas questionadas, e muitos os jovens que tem sede de saber mais e de poder ajudar cada vez mais suas comunidades e sua Paróquia, despertamos neles o entusiasmo pela vida e por lutarem por seus direitos e também por ser presença vivas em suas comunidades. Cada um com seu jeito de ser e sua realidade, mas todos com espirito jovens, até mesmo as pessoas de mais idade que se faziam presente, no encontro, saíram animadas e dispostas em ajudar a juventude que quer fazer a diferença.

Andresa Amaral
Comunidade São Luiz Conzaga

Nenhum comentário:

Postar um comentário