quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Hallel Diocesano marca o DNJ- Dia Nacional da Juventude

A Diocese de Guarapuava esteve em festa no dia 03 de novembro! 
Acolhida dos jovens
Para comemorar o Dia Nacional da Juventude, aconteceu o Hallel Diocesano. As atividades começaram bem cedo, às 8h com a acolhida das Caravanas que vieram dos quatro decanatos (Centro; Pinhão; Pitanga e Laranjeiras do Sul)  que contou com a animação da Banda Verbum na parte da manhã, que teve também um momento bem profundo de testemunhos de famílias e jovens que participaram da JMJ (Jornada Mundial da Juventude). Neste momento os participantes também refletiram o tema e do lema do DNJ. Durante as reflexões sobre o tema do Dia Nacional da Juventude, o Setor Juventude realizou o lançamento da “Jornada Diocesana da Juventude” que vai acontecerá de 17 a 19 de abril de 2014. O evento vai envolver os preparativos para a Páscoa, já que acontece na quinta-feira e sexta-feira santa e o sábado de aleluia. O tema da Jornada Diocesana da Juventude que deverá reunir milhares de jovens em 2014 será “Eu vim para que todos tenham vida”. (Jo 10,10)
Celebração Eucarística
Outro momento marcante foi a Celebração Eucarística, nosso Bispo Diocesano Dom Antonio Wagner acolheu os participantes e destacou o tema do encontro deste ano, “Jovem: Levanta-te e seja fermento”.


Na parte da tarde as atividades foram várias, distribuídas em seis palcos- João Paulo II, Dom Bosco onde as bandas paróquias inscritas se apresentaram, São Luiz Gonzaga apresentação de DJs, Nossa Senhora de Belém onde houve apresentações de coreografias e teatros e palco Santa Terezinha, onde aconteceu o lançamento do CD das SMP – Santas Missões Populares. O projeto do CD está dentro de outro grande projeto que nossa Diocese está vivenciando- que são as Santas Missões Populares. Foram meses de trabalho e vivências até o lançamento, inúmeras pessoas envolvidas. O CD tem 20 faixas que mostram o esforço de todos os missionários.
Apresentação do DJ
Entre as vinte faixas está a composição da missionária Alessandra Wandoba, da paróquia São João Bosco. “Desde os quatro anos me senti chamada para o ministério da música, desde sempre somos missionários, desde que fomos batizados, por isso essa composição retrata esse sentimento, de missionário”, comenta Alessandra. Ela também diz que  a música tem uma letra fácil para que todos possam aprender e cantar junto, além de trazer um ritmo bem regional que todos gostam.
A Mãe de Jesus e também nossa mãezinha Maria também foi lembrada no CD. Para Mario Roberto Gamba- de Rosário do Ivaí, que tem uma faixa dedicada a Nossa Senhora- com o nome “A primeira Missionária”, compor uma musica dedicada a ela é muito emocionante, por que sempre foi presença viva dentro da sua família e para ele fazer parte do CD é uma grande benção como missionário. “As SMP em Rosário vem resgatando a conversa de casa em casa- o encontro entre as pessoas e a busca por aqueles que estão afastados, não tenho palavras para expressar toda a alegria de fazer parte desse projeto de Deus”.
Lançamento do CD das SMPs
O padre Adalto Bona, pároco de Rosário do Ivaí  estava presente prestigiando o lançamento do CD, para ele as SMP está sendo maravilhosa. “As SMP estão mexendo com a nossa pequena cidade, paralisamos as escolas, fazemos todas as pessoas se envolverem e participar desse grande momento de evangelização dá para ver no rosto de cada um a alegria de estar envolvido”.
O Hallel também trouxe a evangelização por meio da música eletrônica, um trabalho direcionado para Deus. De acordo com o DJ Vini, a ideia é fazer uma evangelização querigmática, onde os jovens possam sentir o amor de Deus por meio da música eletrônica e aproximação para a igreja. Os jovens aproveitaram para dançar, o que foi algo diferente para os jovens. A maneira de se referenciar e o foco cristão não foram perdidos.
No palco principal, o Grupo Estância Divina divertiu os jovens na mistura de tradição gaúcha e fé, foi isso que o grupo Estância Divina mostrou.  Em 2009, surgiu o primeiro CD da banda, algo muito importante para os integrantes. Os jovens não só gostaram da banda, e aproveitaram para louvar á Deus em um estilo musical diferente. Dois pontos para ser destacado é a evangelização que a música traz, ainda mais com todas as tradições sulistas, o que chama interesse da juventude.
Dançando ao som do Estância Divina
Já o quarto palco Nossa Senhora de Belém foi dedicado para apresentações de teatros e coreografias. Segundo Fernanda Guimarães responsável pelo palco, os jovens se empenharam durante um mês para se apresentar neste grande dia. “O importante foi demonstrar para toda a diocese e juventude a importância e união que o amor de Deus traz”, resalta a jovem.
Com um ônibus lotado, nem o tempo chuvoso desencorajou os jovens do grupo João Paulo II da cidade de Pinhão, que vieram participar do DNJ com muita alegria e entusiasmo. Para o coordenador do Grupo João Paulo II, Victor Hugo de Oliveira, este evento é muito importante para que eles divulguem o Grupo. “Nós sempre participamos das Santas Missões Populares, estamos fazendo o que o Papa nos pediu na JMJ, que saíssemos da sacristia e fossemos evangelizar”, comenta.
Foram muitas as atividades desenvolvidas durante o dia, contou também com show de motocross. O dia de festa da juventude encerrou às 17 hora com a Adoração ao Santíssimo e envio dos jovens  para dar continuidade na missão, serem fermento na massa em suas paróquias e comunidades. De acordo com padre Itamar Abreu Turco assessor diocesano do Setor Juventude o Hallel Diocesano teve a presença de mais de 3000 jovens.

Benção de Envio 
Veja mais fotos do Hallel Diocesano


Nenhum comentário:

Postar um comentário